O Núcleo de Pesquisa em Engenharia Semiótica e Interação (PENSI) é o grupo de pesquisa do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) na área de Interação Humano-Computador (IHC). O núcleo tem foco, principalmente, no uso e investigação da teoria da Engenharia Semiótica no projeto e avaliação de sistemas interativos.

O grupo é coordenado pela Professora Raquel O. Prates e é composto por alunos de pós-graduação e graduação, assim como de ex-alunos que continuam participando das atividades e pesquisas. O PENSI ainda conta com a colaboração de outros professores do DCC, bem como de outros pesquisadores da UFMG, como da FALE (Faculdade de Letras) e ECI (Escola de Ciência da Informação), além de pesquisadores interessados em Engenharia Semiótica e IHC de diversas instituições do Brasil.

PENSI (an acronym in Portuguese for Research Group in Semiotic Engineering and Interaction) is an HCI research group of the Department of Computer Science (DCC) of the Federal University of Minas Gerais (UFMG). The main focus of research at PENSI is on Semiotic Engineering theory of HCI and its use.

The group is coordinated by professor Raquel O. Prates and it is formed by PhD, MSc and undergraduate students, as well as alumni who are still involved with projects and researches. PENSI also has collaboration of other professors from DCC, other departments of the University and further researchers interested in Semiotic Engineering and HCI from different institutions in Brazil.